Obs G parceiro UOL 2

Webinário apresentará dados de LGBTs com HIV dentro da prisão

26/08/2020 11:52
COMPARTILHE
A população carcerária trans ganha alguns direitos a mais no Distrito Federal.

(Foto: Divulgação)

Um webinário - seminário feito pela internet- que será realizado na quinta-feira (27), às 15h, apresentará alguns dados pertinentes à comunidade LGBT. A proposta foi idealizada pelo Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+). Desse modo, a pesquisa explicitará dados do Projeto Fortalecer, cujo intento é diminuir a discriminação e o preconceito aclarando questões.

Hoje, segundo levantamento, Pernambuco tem a maior superpopulação carcerária do Brasil, totalizando 33.637 pessoas, para 11.756 vagas. O webinário será apresentado por meio da plataforma virtual da ABONG (Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais).

"A maioria dos LGTIS e soropositivos encarcerados têm baixa escolaridade é negra e de baixa renda, vivenciam os diversos preconceitos nos seus cotidianos, que favorece a vulnerabilidade social, fazendo crer que não são sujeitos de direitos. Além disso, o Fortalecer mostra a urgência de atividades contínuas, no intuito de subsidiar os entes públicos nas questões que garantam a cidadania", destaca Lucas Enok, coordenador do projeto.

Lucas ressalta ainda que há uma notória violação dos direitos humanos, e a falta de políticas efetivas dentro do estabelecimento corrobora discriminação. Além do mais, as pessoas em clausura, muitas vezes, desconhecem os seus direitos.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram