Obs G parceiro UOL 2
Apoio

Casa de acolhimento à população LGBTQIAPN+ é inaugurada em Belo Horizonte

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte atualmente existe cerca de 5.000 pessoas em situação de rua
Casa de Acolhimento LGTQIAPN+

Casa de Acolhimento LGTQIAPN+ (Reprodução/Internet)

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou, na quinta-feira (12), a Casa de Acolhimento LGBTQIAPN+. Situado no bairro da Floresta, na região Leste da capital, onde irá acolher lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que se encontram em situação de violação de direitos e de inseguranças habitacionais. A instituição terá como parceria o Humana Darcy Ribeiro e Instituto de Promoção Social.

De acordo com o portal O TEMPO, o prefeito Fuad Noman (PSD) disse "Espero que possamos dar para as pessoas que vierem pra cá um ambiente agradável e seguro, onde eles possam desfrutar a vida como qualquer um de nós, sem medo". A Casa foi uma promessa feita por Noman durante a Parada do Orgulho LGBTQIA+, realizada no dia 6 de novembro. O espaço, segundo ele, é um presente para a capital que completa 125 anos nesta segunda-feira (12).  "A casa está aberta, pronta, bonita e conservada. Tá tudo novo, panela, na área de café".

A casa terá como objetivo acolher a população LGBTQIAPN+ que estiverem em situação de rua. "É a prefeitura dizendo pra cidade e a cidade dizendo que Belo Horizonte tem uma cultura de paz e que vamos fazer de tudo para proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade", disse a secretária municipal de assistência social, segurança alimentar e cidadania, Rosilene Rocha. Serão ofertadas 20 vagas e as pessoas poderão permanecer por até seis meses.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte atualmente existe cerca de 5.000 pessoas em situação de rua. O Censo da População de Rua 2022 teve o intuito de desenvolver políticas públicas voltadas a esse grupo feito pela prefeitura em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), começou incluir as pessoas para identificar o recorte que havia na população. Esse nicho deu auxilio no desenvolvimento de projetos como os da casa de acolhimento.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram