Obs G parceiro UOL 2

Amazonas é o estado com mais mortes a LGBTs no norte

29/06/2017 22:12
COMPARTILHE
Relatório revelou cidades brasileiras com mais mortes a LGBTs

Relatório revelou cidades brasileiras com mais mortes a LGBTs (Foto: Bruno Kelly/A Crítica)

O Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgou seu relatório anual sobre mortes de LGBTs no Brasil, que revelou o estado do Amazonas como o com maior número de assassinatos de LGBTs na região norte. No Brasil todo, o estado só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e da Bahia.

2016 foi considerado o ano mais violento contra LGBTs desde 1970, totalizando 343 mortes em todo o país. No Amazonas, o número foi de 28, sendo 25 apenas em Manaus. Em termos absolutos, a capital do AM acabou sendo a com maior registro em uma só cidade, seguida de Salvador (com 17) e São Paulo (com 13).

 

Ainda assim, Sebastiana Silva, a gerente de diversidade e gênero da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), afirma que Amazonas está melhorando nos direitos LGBT. “O Amazonas realizou três casamentos coletivos homoafetivos, isso é um total avanço.", ponderou ela em entrevista para o jornal A Crítica.

Leia Mais:

Três acusados pelo assassinato da travesti Dandara continuam soltos

Número de LGBTs mortos em 2016, nos EUA, foi o maior em 20 anos

"Nós agora estamos na fase de implementação do Conselho Estadual de Combate a Discriminação, onde a própria sociedade civil terá um assento, assim como o próprio poder público e a academia. Juntos poderão traçar metas e diretrizes de um plano estadual de políticas públicas para a comunidade LGBT e isso demonstra o quanto temos avançados”, completou.

Sebastiana espera que , com o Conselho e as discussões de novas políticas, seja possível diminuir a violência. “A gente sabe que isso é questões de médio e longo prazo. Temos muito que avançar, principalmente dentro da própria legislação, pois não temos lei que puna agressores de LGBTfobia”, concluiu.

Mais notícias do autor

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram