Obs G parceiro UOL 2

Dia Nacional do Orgulho Gay: o que temos a celebrar?

25/03/2020 15:16
COMPARTILHE
O tema HIV/AIDS será da Parada LGBT de 2021 (Ilustrativa)

O tema HIV/AIDS será da Parada LGBT de 2021 (Ilustrativa)

O Dia Nacional do Orgulho Gay, celebrado no dia 25 de março no Brasil, há alguns anos mobiliza milhares de pessoas em todo o país em prol da luta contra a homofobia. O movimento apoia os gays, lésbicas, bissexuais e transexuais a ter orgulho da sua orientação sexual.

Por que “Orgulho”?

A palavra orgulho é utilizada como antônimo de vergonha, que permeou por muito tempo (e ainda hoje) a opressão aos indivíduos LGBT.  O movimento, que teve início depois da Rebelião de Stonewall em 1969, procura normalizar a sexualidade dos indivíduos a fim de que não sintam vergonha de seus corpos, nem de sua orientação.

Movimento LGBT no Brasil

Além de fatos importantes para a construção do movimento desde a ditadura militar, como o surgimento de publicações como os jornais Lampião da Esquina e ChanacomChana, o fato que foi chamado de Stonewall Brasileiro precisa ser relembrado. Em 1983, um grupo de lésbicas foi expulso do Ferro’s Bar, em São Paulo, marcando o Dia do Orgulho Lésbico, comemorado em 19 de agosto.

Ferro's Bar. Foto Reprodução: AH

O que mudou de 69 até aqui? Confira algumas das conquistas do movimento:

  • Criminalização da LGBTfobia
  • Fim da criminalização da homossexualidade e das penas correlatas
  • Reconhecimento social da identidade de gênero
  • Fim do tratamento das identidades trans como patologias
  • Fim dos tratamentos de “cura gay”
  • Casamento civil igualitário
  • Permissão para casais homoafetivos adotarem crianças
  • Respeito à laicidade do Estado e fim da influência religiosa nos processos políticos
  • Políticas públicas pelo fim da discriminação
  • Maior representatividade da comunidade nos meios de comunicação

Mais conquistas

No Brasil, até a década de 1980 o termo “homossexualismo” ainda era visto como um transtorno sexual pelo Código de Saúde do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social.

Em 1981, o Grupo Gay da Bahia inicia campanha nacional para a despatologização da homossexualidade, obtendo vitória em 1985 frente ao Conselho Federal de Medicina, cinco anos antes de a OMS retirar a homossexualidade de sua lista internacional de doenças.

O Brasil tem, hoje, um dos maiores movimentos LGBT do mundo, a Parada do Oergulho LGBT de São Paulo, que recebe mais de 2 milhões de pessoas todos os anos, além de políticos engajados com a causa e artistas internacionais.

Razões para acreditar na luta

Pessoas trans estão em um local muito atrás das outras letras da sigla, mas as conquistas começam a surgir no cenário político. Os procedimentos de redesignação sexual, do fenótipo masculino para o feminino em especial, passaram a ser autorizados pelo Conselho Federal de Medicina em 2008 gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Não tardiamente, em 2010, o processo de redesignação do fenótipo feminino para o masculino foi aprovado e passou a ser atendido pela rede de saúde pública, mas o problema de espera, que pode levar até 20 anos, ainda é um problema.

A utilização do nome social e as mudanças de registro civil para a população de transexuais e travestis é outra conquista da luta LGBT, que, em 2009 teve o direito de usarem seus nomes sociais no SUS e, desde 2013, é permitido o uso em concursos públicos.

Em março de 2018, o STF determinou que os indivíduos transgêneros fossem permitidos a alterar, oficialmente e em cartório, seus nomes e registros de sexo.

A luta está só começando e muito ainda tem que ser cobrado do poder público, mas os avanços provam que a população cisnormativa e o poder público começa a enxergar e normalizar cada vez mais o indivíduo LGBT em seus espaços.

Fonte: Aventuras na História, Ministério da Saúde, Stoodi

Mais notícias do autor

DELÍCIA! Tuca Andrada mostra quase tudo e web reage:

DELÍCIA! Tuca Andrada mostra quase tudo e web reage: "depilado"

O ator Tuca Andrada, de 55 anos de pura gostosura, não poupa palavras ao responder os haters que o chamam de velho ou o criticam por seu posicionamento político, sempre em prol das minorias e pró-LGBT, claro. Dessa vez o susto com a nova quase nude do tiozão mais delícia da web foi debaixo de […]
Luke Evans dá spoiler sobre Gaston e Lefou em spin-off de

Luke Evans dá spoiler sobre Gaston e Lefou em spin-off de "A Bela e A Fera"

Luke Evans está dando spoilers sobre o que está por vir com o spin-off de A Bela e a Fera, centrado em Gaston e Lefou. O ator de 41 anos falou com o Collider sobre o que os fãs podem esperar da série e que as músicas de Alan Menken, que compôs a trilha de […]
Ataque transfóbico choca usuários do Tinder: “quero que todos morram”

Ataque transfóbico choca usuários do Tinder: “quero que todos morram”

Um ataque transfóbico chocante de um homem da Flórida dirigido a uma jovem trans se tornou viral e muitos usuários das redes sociais pedem que o homem seja demitido de seu emprego. Marcie, que mora em Miami, Flórida, e usa pronome ela, disse ao The Gaily Grind que recentemente aceitou sua identidade de gênero e […]
Fãs chamam Zac Efron de 'paizão' agora, saiba o porquê

Fãs chamam Zac Efron de 'paizão' agora, saiba o porquê

Zac Efron tem um novo apelido de seus fãs, daddy, ou, para nós, gays brasileiros, o famoso “paizão”. Pois é, O ator de apenas 32 anos acaba de lançar sua nova série de viagens da Netflix “Down to Earth com Zac Efron” onde ele aparece com seu novo visual, robusto, barbudo, barriga real e nada […]
Sorvete arco-íris da Rússia entra na mira da censura por “propaganda gay”

Sorvete arco-íris da Rússia entra na mira da censura por “propaganda gay”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que recentemente fez chacota com hasteamento da bandeira LGBT na embaixada da dos EUA, solicitou no último dia 3 um “monitoramento público não agressivo” contra àquilo que considera “estilos de vida não tradicionais”, ou seja, qualquer coisa que “pareça” gay. Segundo o site da Rádio Free Europe, durante uma reunião com […]
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram