Obs G parceiro UOL 2

São Paulo passa a oferecer PrEP gratuitamente em dez unidades até fevereiro

PrEP

PrEP (Foto: Reprodução/Internet)

A partir de agora a Profilaxia Pre-Exposição (PrEP) ao vírus de imunodeficiência humana, o HIV passa a ser oferecido gratuitamente na cidade de São Paulo em quatro unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.

Depois, em fevereiro, a medida se expande e os medicamentos estarão disponíveis em dez locais da cidade paulista. O tratamento consiste no uso diário de antirretrovirais (ARVs) para pessoas soronegativas antes da exposição ao vírus.

Nesta primeira etapa, a profilaxia será distribuída nos seguintes locais: CTA de Santo Amaro, na zona Sul; Serviços de Assistência Especializada (SAEs) Butantã, na zona Oeste; Fidélis Ribeiro, na zona Leste; Ceci, na zona Sul.

Leia Mais:

Homicídios de LGBTs crescem 30% em 2017, aponta levantamento

24% dos jovens gays não conhecem método para prevenir o HIV, revela pesquisa

Já no próximo mês, serão adicionadas os seguintes postos CTA Pirituba, na região Norte; Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/AIDS (SEAP); Casa da AIDS - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); Ambulatório de HIV/AIDS da Escola Paulista de Medicina (EPM); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/AIDS.

A Secretaria de Saúde informa que a PrEP está disponível em caráter prioritário para profissionais do sexo, homens e mulheres transexuais, casais sorodiscordantes (quando apenas alguma das partes tem o vírus no sangue) e homens que se declarem gays.

Os medicamentos são contraindicados para portadores de função renal comprometida, ou ainda pessoas que tiveram fratura óssea patológica.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram