Obs G parceiro UOL 2

“Tem sapatão morrendo”, desabafa Bruna Linzmeyer sobre os crescentes casos de homofobia

Bruna Linzmeyer

Bruna Linzmeyer (FOTO: Gleeson Paulino)

Edição: Matheus Henrique Menezes

Convidada para estrelar a nova campanha da Loungerie, Bruna Linzmeyer falou abertamente com o Observatório G sobre questões polêmicas como políticas e discursos controversos do presidente Jair Bolsonaro, homofobia, apoio que recebe e dá para membros da comunidade LGBTQ+, em especial, e também do seu namoro com Priscila Visman.

“Sou uma mulher branca, jovem, bonita, dentro desses padrões de beleza, atriz de televisão, conhecida, com dinheiro [risos]. Há retaliações por eu ser sapatão, mas comigo não vai acontecer muita coisa. Mas, sim, tem sapatão morrendo, tem sapatão sendo expulsa de casa e esses discursos [políticos] vêm sendo autorizados por essas autoridades”, disse. Confira!

Você conquistou uma rede de apoio por conta de tudo o que vem passando?

"É um trabalho nosso como humanos, independente do gênero, classe, tecer uma rede, um apoio, um suporte. Quando a gente percebe que não está só, é por conta de um trabalho que a gente fez. Não somos todos iguais."

Como é o retorno das pessoas?

"Tem muita mulher na rua que vem me agradecer, que vem falar que conseguiu falar com a família e tal: ‘Obrigado. Não para, continua’. Minha real obrigação é devolver esse obrigado, por estar neste mainstream, porque só estou aqui porque essas mulheres estão comigo, estão do meu lado. Fazer uma campanha de lingerie é tudo muito novo, não estou sozinha, representar o que eu represento neste momento é porque essas mulheres me dão suporte."

Depois que você assumiu seu namoro, sentiu algum tipo de preconceito em relação ao trabalho, convites para campanhas?

"Retaliações acontecem em níveis não falados, retaliações acontecem o tempo todo. Vez ou outra eu percebo. Há retaliações por eu ser sapatão. Ainda vivemos num mundo preconceituoso e conservador. Há muita gente que quer trabalhar comigo por ser quem eu sou. Eu faço um filtro com quem vai trabalhar comigo. E tá tudo certo. E a gente vai tecendo as nossas redes."

https://www.instagram.com/p/B2DOjCKljVP/

O fato de você ser atriz ajuda pessoas anônimas por conta da sua mensagem, dos seus trabalhos. Você trabalha numa empresa que respeita a diversidade, mas será que uma engenheira teria mais dificuldades que você no ambiente de trabalho, na vida, para ser aceita?

"É a mesma coisa que a engenheira. Está amplificado pra mim por conta da mídia. É porque vocês [mídia] não vão lá perguntar pra engenheira, mas a gente vive as mesmas coisas."

Você tem receios de se manifestar em locais públicos com a sua namorada por conta das falas do presidente Jair Bolsonaro que dá poder as ações homofóbicas?

"Sou uma mulher branca, jovem, bonita, dentro desses padrões de beleza, atriz de televisão, conhecida, neste momento da minha vida com dinheiro [risos]. Comigo não vai acontecer muita coisa. Estou bem privilegiada, mas, sim, tem sapatão morrendo, tem sapatão sendo expulsa de casa e esses discursos vêm sendo autorizados por essas autoridades. Então, sim, me preocupo. Me preocupo não só com violências extremas mas, sim, me preocupo com cada mulher que vai ficar presa dentro de si mesma, que não vai conseguir amar uma outra mulher por medo do que vai estar em volta. Mulheres que não vão poder viver amor, paixão, sexo prazer, vida..."

Mais notícias do autor

Sexo, couro e poder: Fetiche fez Dom Barbudo doutrinar quase 500 homens

Sexo, couro e poder: Fetiche fez Dom Barbudo doutrinar quase 500 homens

Você tem um fetiche? Todo mundo tem um. E se tem alguém que entende do assunto é Dom Barbudo, líder de um dos movimentos que mais crescem no país, o BDSM: bondage, disciplina, dominação, submissão, sadismo e sadomasoquismo. O protagonista aqui, podemos assim dizer, é o couro, ou o leather, e os adeptos, os coadjuvantes. […]
Após uma série de humilhações, advogada cria consultoria e mobiliza empresas a contratarem pessoas trans

Após uma série de humilhações, advogada cria consultoria e mobiliza empresas a contratarem pessoas trans

Educação transforma, amplia sua visão de mundo, derruba muros, constrói e reconstrói vidas. E o trabalho? O trabalho dá dignidade, honra, esperança, ajuda a realizar sonhos, viajar! Podemos elencar uma série de conquistas que a educação e o trabalho podem proporcionar, mas, infelizmente, essa não é a realidade da maioria das pessoas trans e travestis, […]
Sucesso internacional, Drag me as a Queen tenta espaço na TV aberta

Sucesso internacional, Drag me as a Queen tenta espaço na TV aberta

Sensibilidade, fino trato com uma língua afiada, fervo, montação e babado certo são os ingredientes de um dos maiores sucessos da TV paga no Brasil. Drag as Me a Queen já está em processo de produção da sua terceira e quarta temporadas com Ikaro Kadoshi, Rita Von Hunty e Penelopy Jean à frente da atração […]
Inseminação feita por Thammy e Andressa pode custar até R$70 mil; SP oferece tratamento gratuito

Inseminação feita por Thammy e Andressa pode custar até R$70 mil; SP oferece tratamento gratuito

Casais homoafetivos têm buscado cada vez mais na tecnologia formas de realizarem seus sonhos quando o assunto é aumentar a família. O preço é bastante salgado. Thammy Miranda, 37, e sua esposa Andressa Ferreira, 36, optaram por realizar nos EUA. A inseminação artificial de Bento, que nasce no começo de dezembro, pode custar até 70 […]
Guarda Civil bonitão chama atenção pelo humor e a luta contra  homofobia e o feminicídio

Guarda Civil bonitão chama atenção pelo humor e a luta contra homofobia e o feminicídio

Moradores de Vila Velha no Espirito Santo contam com um guarda bem diferente na hora de cuidar da segurança da população e, em especial, dos motoristas. É o Guarda Depressão, um personagem engraçado criado por Rodrigo Cossetti Carvalho, 33, que depois ter sido destaque no jornal local da TV Gazeta, afiliada da Globo em Vitória, e na […]
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram