A festa Baphos Periféricos (Divulgação)
Em comemoração ao mês de visibilidade trans, será realizado nesta quinta-feira (16), o evento Baphos Periféricos, no Centro Cultural Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro.
O evento, que é organizado em conjunto com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS Rio) busca promover e homenagear artistas transexuais e travestis da cena cultural do Rio. A entrada é gratuita.
Para Nélio Georgini, Coordenador Especial da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio é importante o poder público incentivar e apoiar ações representativas e de afirmação de identidade cultural da sociedade.
"Nosso dever e oportunizar espaços para essas vozes que são silenciadas. As pessoas transexuais enfrentam uma luta diária por inclusão e respeito. É Nosso dever criar mecanismos de inserção e lugar de fala trans", afirma.
A travesti Quitta Pinheiro, produtora e fundadora da Baphos Periférios, afirma que a comunidade trans vem conquistando seu espaço na cena musical. Então, haverá uma homenagem simbólica a essa representatividade.
"Nos últimos anos é perceptível que temos pessoas trans quebrando barreiras em vários espaços, principalmente no meio artístico. A Baphos realizará uma homenagem simbólica a essas artistas, que se tornaram referência de todas as formas para a população trans", pondera.
O Baphos Periféricos atua em ações e manifestações da população LGBTI através das linguagens artísticas, partindo da necessidade de mobilização no seu território.
Confira a programação:
- Bruna Andrade (vídeo performance) - Marie Marquês (performance) - Aya Ibeji (DJ convidada) -Banda Ayê - Yu (pop clássicos/atuais) - DJ ÃOJO (batekoo, dancehall, funk) - DJ Karina Gama (funk carioca)
Serviço
Entrada grátis
Quando: 16, quinta-feira, das 18 às 22h
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ