Obs G parceiro UOL 2

Boate Pulse: relembre as 49 vidas LGBT tiradas no dia dos namorados

12/06/2020 16:24
COMPARTILHE
Vigília de oração - boate Pulse

Vigília de oração - boate Pulse - BRENDAN SMIALOWSKI/AFP via Getty Images

Embora o dia 12 de junho não seja o dia dos namorados nos EUA (lá é 14 de fevereiro), há 4 anos, assistimos, nesta data, um dos maiores massacres LGBTQIA+ da história: o tiroteio na Boate Pulse, em Orlando, que levou 49 vidas inocentes.

Começando ao nascer do sol, as bandeiras da cidade voam com meio mastro para homenagear aqueles que morreram no tiroteio, enquanto a OnePulse Foundation, uma organização sem fins lucrativos criada por sobreviventes, realiza uma cerimônia de lembrança virtual, informou o abc WFTS.

As vidas perdidas no massacre de Orlando foram, nos últimos anos, homenageadas por milhares de pessoas que participaram de cultos e vigílias. Mas este ano será diferente. Com o coronavírus sufocando as reuniões de massa, os organizadores se voltaram para o Facebook.

https://twitter.com/lewisdandrews/status/1271376271650574336

A transmissão da Cerimônia Anual de Recordação reúne as famílias daquelas cujas vidas foram tragicamente tiradas e oferece a elas um espaço para lembrar seus entes queridos em paz”, escreveram os organizadores.

O que aconteceu naquela noite

Era para ser uma noite de comemoração. De dançar ao som de salsa e merengue. De tirar fotos de vodka e ver a noite derreter ao amanhecer. Uma fuga da crise. Pulse era, para os residentes da Latinx LGBT + de Orlando, um santuário.

No entanto, como testemunhado por sobreviventes e vídeos, o clube foi transformado em um lembrete sério das tensões anti-queer que continuam a se agitar na América. A noite do “sofisticado sábado latino” estava acabando. Pouco antes das duas da manhã, enquanto o DJ residente voltava a noite com músicas de reggae, ouviu-se um estalo.

Pessoas confusas pareciam sem rumo enquanto o DJ abaixava a música. Foram fogos de artifício? Não. Foram tiros. Uma rajada de balas atingiu as paredes e o reboco e as pessoas subiram no pátio para escapar, os destroços em colapso, os clientes pisoteados.

Minutos antes, Omar Mateen havia estacionado sua van fora da Pulse. Ele invadiu o clube armado com um rifle tipo AR-15, uma pistola e munição. Ele começou a atirar. Nesta noite, 49 pessoas morreram sem sequer dizer adeus a seus entes queridos.

Em dois minutos, chegaram os policiais do Departamento de Polícia de Orlando. Os policiais da patrulha retiraram as vítimas quando o nova-iorquino de 29 anos se retirou para o banheiro feminino e manteve vários reféns. Mateen discou 911 e prometeu lealdade ao estado islâmico.

A esquina da Kaley Street e South Orange Avenue era uma extensão do 7-Elevens and Subways, com o popular clube Latinx aninhado por uma lavagem de carros. Agora estava encharcado de buracos de bala e luzes de sirene piscando.

E por volta das 5h, após um impasse, Mateen foi abatido. Parentes angustiados passeavam para descobrir o destino de seus entes queridos, das 320 pessoas no clube naquela noite, quase um terço havia sido baleado.

Mais notícias do autor

DELÍCIA! Tuca Andrada mostra quase tudo e web reage:

DELÍCIA! Tuca Andrada mostra quase tudo e web reage: "depilado"

O ator Tuca Andrada, de 55 anos de pura gostosura, não poupa palavras ao responder os haters que o chamam de velho ou o criticam por seu posicionamento político, sempre em prol das minorias e pró-LGBT, claro. Dessa vez o susto com a nova quase nude do tiozão mais delícia da web foi debaixo de […]
Luke Evans dá spoiler sobre Gaston e Lefou em spin-off de

Luke Evans dá spoiler sobre Gaston e Lefou em spin-off de "A Bela e A Fera"

Luke Evans está dando spoilers sobre o que está por vir com o spin-off de A Bela e a Fera, centrado em Gaston e Lefou. O ator de 41 anos falou com o Collider sobre o que os fãs podem esperar da série e que as músicas de Alan Menken, que compôs a trilha de […]
Ataque transfóbico choca usuários do Tinder: “quero que todos morram”

Ataque transfóbico choca usuários do Tinder: “quero que todos morram”

Um ataque transfóbico chocante de um homem da Flórida dirigido a uma jovem trans se tornou viral e muitos usuários das redes sociais pedem que o homem seja demitido de seu emprego. Marcie, que mora em Miami, Flórida, e usa pronome ela, disse ao The Gaily Grind que recentemente aceitou sua identidade de gênero e […]
Fãs chamam Zac Efron de 'paizão' agora, saiba o porquê

Fãs chamam Zac Efron de 'paizão' agora, saiba o porquê

Zac Efron tem um novo apelido de seus fãs, daddy, ou, para nós, gays brasileiros, o famoso “paizão”. Pois é, O ator de apenas 32 anos acaba de lançar sua nova série de viagens da Netflix “Down to Earth com Zac Efron” onde ele aparece com seu novo visual, robusto, barbudo, barriga real e nada […]
Sorvete arco-íris da Rússia entra na mira da censura por “propaganda gay”

Sorvete arco-íris da Rússia entra na mira da censura por “propaganda gay”

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que recentemente fez chacota com hasteamento da bandeira LGBT na embaixada da dos EUA, solicitou no último dia 3 um “monitoramento público não agressivo” contra àquilo que considera “estilos de vida não tradicionais”, ou seja, qualquer coisa que “pareça” gay. Segundo o site da Rádio Free Europe, durante uma reunião com […]
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram