Obs G parceiro UOL 2

Pesquisa revela dado impressionante sobre medo dos jovens de interagir com soropositivos

HIV

HIV (Foto Ilustrativa)

O vírus HIV foi descoberto há mais de 40 anos, o que não tem a ver relativamente com o preconceito, pois a falta de conhecimento sobre o vírus, ainda é grande.

Uma pesquisa do projeto que luta contra o HIV-Prevent Acess Campaing revela dados chocantes e retrógrados e um preconceito disparado. O estudo afirmou que cerca de 30% dos indivíduos não soropositivos entre 23 e 36 anos não interagiriam com alguém soropositivo.

Em torno de 28% dos entrevistados evitariam abraçar, dialogar e ter uma relação com alguém que tenha o vírus. 34% das pessoas disseram que não apertariam as mãos ou compartilhariam alimentos, bebidas ou objetos com pessoas soropositivas. Apenas 31% das pessoas sabiam que indetectável significa que a pessoa com o vírus HIV não transmite, e 50% das pessoas ainda acreditam que o vírus possa ser transmitido mesmo quando alguém tem a carga viral indetectável.

É válido enfatizar que a maioria das pessoas que aderem ao tratamento diário, e estão indetectáveis, não transmitem o vírus nem pelo sangue ou pelo esperma. Figuras famosas como a princesa Diana, Madonna e Elizabeth Taylor já militavam naquela época para informarem que o HIV não se transmitia como a sociedade insistia em achar.

"Apesar dos avanços científicos e décadas de ativismo e educação para o HIV, os resultados destacam uma tendência perturbadora: os jovens adultos predominantemente não estão sendo informados de maneira eficaz sobre os princípios básicos do HIV", disse Bruce Richman, da Prevention Access Campaign.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram