Pessoa sendo vacinada (Foto: Reprodução)
Nesta quarta-feira (12), a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a intenção de vacinar todos os moradores da cidade com mais de 18 anos até outubro. Essa informação foi passada pelo secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, pois ele acredita que o novo calendário é factível para ser seguido de acordo com a previsão de entrega de novas doses pela Fiocruz e o Ministério da Saúde.
O secretário informou ao Globo de que a decisão epidemiologicamente está correta, não afetando a quarta fase do PNI (Plano Nacional de Imunização). Segundo as informações do PNI, após terem finalizado a vacinação para pessoas com comorbidade e deficiência estaria previsto aplicação dos imunizantes para pessoas em situação de rua (de 18 a 59 anos).
Os seguintes grupos também estavam inclusos nesta próxima fase: Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e População Privada de Liberdade, trabalhadores da educação do ensino médio (creche, pré-escolas, ensino fundamental ensino médio, profissionalizantes e EJA), trabalhadores da educação do ensino superior, o pessoal das forças de segurança e salvamento e forças armadas.
Por fim, os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, de transporte metroviário e ferroviário, de transporte aéreo e de transporte de aquaviário. Trabalhadores portuários, industriais, da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos também estão incluídos, em conjunto com o os caminhoneiros. Assim, o Rio se coloca como a primeira grande cidade a divulgar um calendário para pessoas com mais de 18 anos.
Nos acompanhe na coluna Politizah (Clique aqui)!